quinta-feira, 1 de maio de 2014

ALGUNS PONTOS PARA RESSALTAR A FAMÍLIA

Os pais e os filhos ao redor da mesa: "Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas", (Salmo 128:3).

Hoje não é comum vermos senas de pais e filhos sentados juntos à mesa, conversando, brincando, orando, lendo a Bíblia. Mas filhos que não suportam a presença dos pais. O lar deveria ser um abrigo, um ambiente de confiança.
Estar ao redor da mesa conta como tempo de oração, de devocional, de comunhão, de ensinamento da Palavra.



- Não passar nossa responsabilidade de educar nossos filhos para outros: "E vós, pais, não provoqueis a ira de vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor", (Efésios 6:4).

A palavra de Deus nos mostra que devemos ser responsáveis pela educação e ensinamento de nossos filhos.
Quantos filhos são criados por seus avós, babás, creches, e os pais não se preocupam com a educação de seus filhos, delegam a outros essa obrigação.
Certa ouvi de uma mãe que não sabia o que iria fazer, pois a escola entraria em férias e não teria com quem deixar o seu filho. Mas o que me intrigou não foi o ter com quem deixar o seu filho, e sim que esta mãe não tinha um trabalho fora de casa, ou seja, ela não queria era cuidar de seu filho.


- Vida espiritual no lar: "E, depois que foi batizada, ela e sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso" (Atos 16:15).

O texto nas fala de Lídia e que após sua conversão e de sua família, convida Paulo e Silas para irem a sua casa, para falar da palavra de Deus. Aqui é mostrado o prazer que se tem em ouvir a palavra de Deus, quando todos da casa são convertidos.
Devemos nos preocupar com a vida espiritual da nossa família, principalmente o homem, que é o responsável por essa educação espiritual.
Devemos fazer com que essas pessoas tenham prazer de estar em nossa casa, e encontrem paz, alegria, consolo, comunhão, unidade, oração. Lares que não há respeito entre as pessoas, não há temor do Senhor.


- Duplicidade de vida: "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho" (Filipenses 1:27)

Não importa o lugar onde estamos, somos sempre o mesmo. Há pessoas que desejam se mudar para o templo, pois no templo o seu cônjuge é uma bênção. Conta-se uma história de um pastor que morreu, e no seu velório, as pessoas que chegavam próximas ao caixão, só diziam palavras bonitas, e de quanto aquele homem era prestativo, bondoso, amável. Num certo momento sua esposa chega para um dos filhos e diz: filho, vá até o caixão e veja se realmente é seu pai que está ali, ou se estamos no velório errado. Quantas pessoas não conhecemos que são dessa forma, parece que tem duas caras, num lugar são de um jeito e em outro lugar se portam de outra forma.


- Cuidado com os valores: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor", (Efésios 5:15-17).

Hoje em dia tudo é relativo, eu tenho o meu modo de pensar, o meu modo de viver.
Paulo nos exorta: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm", (1 Corintios 6:12).
E nós cristãos devemos nos preocupar com os valores que estamos passando para nossos filhos, nossas crianças, nossos jovens...


- Conclusão

Josué tinha os seus valores estabelecidos, não se importava com o que o povo pensava dele, pois queria agradar ao Senhor, temia e servia ao Deus vivo. E tinha autoridade sobre os da sua casa, "Eu e minha casa", será que podemos dizer como Josué?
E o povo, por conhecer Josué, e saber o que Deus fazia através da sua vida, ficou ao seu lado, servindo ao Senhor. (Vs 16-18).
Josué disse ao povo que poderia servir ao Senhor, mas que dispensassem todos os ídolos, pois o Senhor não aceita adoração a outros deuses (Vs 19).
Josué morreu (Vs 19), porém o povo continuou servindo ao Senhor, mesmo após sua morte (Vs 31). Josué morreu, mas os valores deixados por ele continuaram a prevalecer.
"Os céus e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre". (Mateus 24:31).