domingo, 20 de julho de 2014

LICÃO 01 - 1° Encontro - Família Cristã (vínculos do Amor)

FAMÍLIA, UM PROJETO DE DEUS


TEXTO BÍBLICO BÁSICO (Gênesis 2.18-24)



18. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu;  e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24. Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

TEXTO ÁUREO
Deus faz que o solitário viva em família (Salmo 68.6a)

INTRODUÇÃO

A família é o grande projeto de Deus para o ser humano. É nela que homem e mulher - na condição de macho e fêmea, conforme foram criados por Deus - têm suas necessidades físicas e psicológicas de amor e companheirismo satisfeitas. É nela que eles se realizam ao desenvolverem suas aptidões de desempenharem os papéis que lhes foram atribuídos por Deus. Na família, homem e mulher podem interagir como casal, contribuindo para o suporte emocional e o crescimento um do outro, bem como gerar filhos e proporcionar-lhes a oportunidade de aprender a amar e a relacionar-se com as outras pessoas.

1-) A ORIGEM DA FAMÍLIA

Muitas famílias têm vivido aquém do projeto original de Deus. Contudo, ainda há tempo de restaurar os vínculos do amor em nosso lar. Vejamos, então, como tudo começou.

1.1. A primeira família criada por Deus

Quando falamos sobre família, logo pensamos em casamento, pois, é com essa união estável e legal que uma nova família tem início. O projeto original de Deus para a família começou em Adão e Eva, o primeiro casal da humanidade.
Depois de formar a mulher da "costela" que tomou de Adão, o Senhor a levou até seu futuro esposo. Este, então, declarou: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada (Gn 2.23).
A partir desse momento, as Escrituras registram a maneira como a união entre o homem e a mulher é vista aos olhos de Deus: Portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe e apergar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne (Gn 2.24). Ou seja, no ato do casamento, o homem e sua esposa passam a ser considerados, por Deus, uma só carne; uma unidade em que há amor, cumplicidade, objetivos e propósitos comuns.
A união entre homem e mulher possibilitou o cumprimento da ordenança que o Senhor deu a Adão e Eva: E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a (Gn 1.28a).
Os filhos, portanto, são o fruto de uma aliança de amor instituída pelo próprio Deus.

1.2. Família, plano de Deus para o homem

Os planos de Deus são perfeitos. Quando Ele estabeleceu a família, Seu propósito era criar um refúgio no qual homem e mulher vivessem em harmonia e paz. O Senhor projetou o lar para que as pessoas tivessem um lugar onde pudessem desenvolver-se plenamente.