sexta-feira, 13 de junho de 2014

FAMÍLIA UM PROJETO DE DEUS

A família começa com o casamento (EX 2:1)


Não existe família abençoada se não houver casamento, este é o primeiro passo para que se tenha uma família feliz e protegida por Deus (Gn 2:24) "Deixará o homem pai e mãe e se uni a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". Deus olha o casal como sendo um só, já reparou que conforme os anos se passam a gente acaba ficando mais parecido com o nosso cônjuge? Tem vezes que os dois estão pensando a mesma coisa e até falam juntos a mesma frase, e até sentem os mesmos desejos. Casamento é mais do que convívio, é renuncia é você dizer não para os seus defeitos e orgulhar-se das qualidades do companheiro, é pensar mais no outro do que em você mesmo. Casamento não é troca é entrega, é você ficar feliz com a felicidade de seu companheiro.

O QUE DEVO FAZER PARA TER UM CASAMENTO FELIZ?


1) AMAR - Sem Amor não existe casamento feliz

2) RESPEITAR-SE - O respeito fortalece o vínculo

3) DIALOGAR - O relacionamento melhora muito quando se tem um diálogo entre o casal.


A família ideal necessita ter filhos (ex 2:2)
A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor (Sl 127:3-4)
Para a mulher Judia era motivo de vergonha o fato de não poder dar a luz, vemos esse exemplo na vida de Ana que estava chorando tanto que o profeta Eli pensou que estava embriagada (1 Sm 1:14), porém o que ela queria e ter um filho.

COMO DEVEMOS CRIAR OS NOSSOS FILHOS?


1) Ensinando a palavra de Deus (Pv 22:6) "Ensina a criança no caminho que deve andar..."
2) Repreendendo quando fizer algo errado (1 Sm 2:24-25) Hofni e Fineias não foram repreendidos por seu pai quando eram pequenos e pagaram o um preço alto pelos os seus pecados.
3) Sendo exemplo para seus filhos (Fp 4:9) "O que também aprendeste, e recebeste, e ouvistes e vistes em mim; isso praticai e o Deus de paz será convosco."
Aquele negócio de dizer "faz o que eu mando mas não faça o que eu faço", já não funciona mais, principalmente com os filhos.
A segurança da família é responsabilidade sua (Ex 3:3)
Colocar o filho no mundo não significa ser pai ou mãe você tem que dar sustento, proteção e afeto. Isso é o básico da obrigação dos pais.

COMO PROMOVER A SEGURANÇA DA MINHA FAMÍLIA?

1) Servindo ao Senhor (Js 24:15) "Josué declara ao ao povo que ele e sua família iria servir somente a Deus."
2) Abençoando a casa de Deus (Lc 6:38) "Dai. e dar-se vos á, boa medida recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão..."
3) Amar a Deus (Rm 8:28) "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.