domingo, 17 de agosto de 2014

LIÇÃO 2 - 1º Encontro - Família Cristã (Vínculos do Amor)

FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE

Família


TEXTO BÍBLICO BÁSICO ( Rute 4.9-11,13,14)



9- Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quilion, e de Malom da mão de Noemi;10- e de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.11- E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Léia, que ambas edificaram a casa de israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.13- Assim, tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o SENHOR lhe deu conceição, e ela teve um filho.14- Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA A SOCIEDADE

1.1. A família molda o caráter dos indivíduos

 
         Ninguém consegue ter o seu caráter moldado vivendo isolado de outras pessoas. Não podemos provar a virtude de alguém tendo com ele apenas um relacionamento por meio de cartas e e-mails. Crescimento e maturidade só são alcançados com interação interpessoal, por meio de relacionamentos verdadeiros, isso tudo começa na família



1.2. A família ensina o valor da aliança

         Hoje em dia, muitas pessoas desenvolvem relacionamentos de curto prazo. Os laços que as unem são frágeis e desfazem-se por qualquer motivo. No lar, porém, os vínculos são fortalecidos, formando, assim, indivíduos capazes de estabelecer relações baseadas em aliança e compromisso duradouro.
          Após a morte de seu marido, Rute se aliançou com Noemi, sua sogra (Rt 1.16,17). A base familiar que Rute teve anteriormente lhe deu maturidade para construir novos relacionamentos estáveis e firmados em aliança.

1.3. A família dá segurança

         Boaz, um dos personagens principais no livro de Rute, era um homem afetuoso, rico e conhecedor dos seus direitos. Como parente de Elimeleque, o falecido esposo de Noemi, Boaz era um dos possíveis remidores da família (Rt 2.20). Ele poderia casar-se com Rute e assegurar-lhe proteção, cuidado e uma descendência.
          Em uma época em que a mulher, devido à sua condição social, dependia do pai, do esposo, do irmão ou do seus senhor, esse direito à remissão era uma forma de proporcionar segurança a ela. Na sociedade atual, a família, além de garantir segurança aos seus membros, é de extrema importância na resolução de questões legais e fornece, de acordo com o propósito de Deus, uma ajuda recíproca em tempos de adversidade.