domingo, 7 de setembro de 2014

LIÇÃO 2 - 4º Encontro - Família Cristã (Vínculos do Amor)

SEGREDOS PARA MANTER A FAMÍLIA ESTRUTURADA

1. Deixe Jesus ser o Senhor de sua família

     
   Muitas famílias já receberam Jesus como Salvador, mas não permitiram a Ele ser o Senhor delas. O principal segredo para manter o lar estruturado é ceder a Cristo o senhorio da família.


2. Vença a indecisão

 
         A história de Rute traz um ensinamento precioso em relação à tomada de decisão. Depois que resolveu seguir sua sogra, Rute não deu lugar à dúvida em seu coração. Ela foi até o fim em seu propósito, e o Senhor a honrou. Quando vencemos a indecisão, provamos ao Senhor que confiamos plenamente nele para cuidar das necessidades de nossa família.

3. Reaja a circunstâncias difíceis

       Não fique parado esperando a solução para os problemas de sua família. Reaja! Busque a direção do Senhor, ore, jejue, leia a Bíblia. Rute não ficou lamentando-se em casa. Ela passou a trabalhar, indo ao campo para apanhar espigas, e proveu o seu sustento e de sua sogra (Rt 2.2). Depois disso, Deus trouxe a resposta que a família delas precisava.

4. Cuide dos seus

         
   O cuidado de Rute com sua sogra e o cuidado de Boaz com a família de seu parente falecido nos inspiram e ensinam como devemos agir socialmente. Esse cuidado com a família é recomendado pelo apóstolo Paulo em sua primeira carta a Timóteo, na qual somos orientados a colocar em prática a compaixão e a misericórdia em favor dos nossos familiares, retribuindo o bem recebido de nossos pais, avós e parentes (1 Tm 5.4,8).