terça-feira, 17 de junho de 2014

EDUCAÇÃO DE FILHOS À MANEIRA DE DEUS (PARTE 5)

ONDE SEU FILHO ESTÁ NO PROCESSO?

A - Uma criança, por natureza, é auto-orientada, a ética bíblica e orientada para os outros.

1) A tensão entre as duas é que produz conflito.
2) Isso significa que temos de evitar o conflito retendo a instrução necessária para controlar ou encorajar nossos filhos? Claro que não (Provérbios 23:13).

B - O treinamento nos primeiros anos de vida requer um entendimento básico do que está em andamento na mente em desenvolvimento de seu filho.

1) A vida expande-se rapidamente para as crianças menores, tornando-se mais complexa para as mais velhas.
2) O conflito faz parte normal do aprendizado, mas há períodos maiores e menores de conflito.

C - A medida que o seu mundo se expande, tudo o que a criança experimenta é novo.

1) Ela é confrontada com as ações, normais e padrões de conduta esperadas que, às vezes, entram em conflito com os outros, como também, com suas próprias percepções egocêntricas.
2) Pela primeira vez, experimenta novas situações sociais. Não somente aprende novas regras mas também observa como as pessoas os seguem. Pedem-lhe para repartir, falar gentilmente, ficar na fila, ficar sentado, ser bonzinho.
3) Como há grande ajuntamento social ocorrendo, existem numerosos conflitos. Conflitos esses, que são resultados direto da criança equilibrando sua própria individualidade e o seu desejo de servir a si mesma, com os padrões morais que requerem, que ela se focalize nos outros.
4) Os pais devem esperar conflitos durante esse primeiro estágio e, devem considerá-lo como um tempo de crescimento, tanto dos pais como dos filhos.

D - O conflito é algo natural da personalidade humana.

1) Aprender como resolvê-lo, é um dos requisitos mais importantes para o desenvolvimento de relacionamentos familiares saudáveis.
2) A solução de conflitos também é progressiva. Começa muito cedo e continua à medida que, a vida da criança torna-se mais complexa.
3) Se a criança não aprender, a resolver seus conflitos na infância, possivelmente será muito mais difícil fazê-lo mais tarde.