terça-feira, 30 de junho de 2015

É difícil, mas necessário

Gênesis 2.24

"Por isso, deixa o homem pai e mãe e une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne."


Somente aqueles que têm oportunidade de aconselhar casal em crise sabem o problema que os jovens enfrentam quando se casam e precisam deixar a casa de seus pais.Quando um dos cônjuges insiste em permanecer olhando para trás, quando ele não consegue se desligar da sua vida de solteiro ao lado dos pais, o novo relacionamento corre perigo.
A jovem esposa persiste em continuar submissa à autoridade dos pais, subestimando a liderança do marido e sugerindo, talvez até inconscientemente, que essa liderança é inadequada.
O marido não consegue esquecer sua vida na casa de seus pais e não assume inteiramente seu novo lar, gerando na esposa sentimentos de insegurança, pois ela não confia em suas decisões como líder da família.
Assim como é destrutivo os filhos não cortarem o cordão umbilical que os liga aos pais quando casam, da mesma coisa é prejudicial quando acontece o contrário.
Há pai, mãe ou ambos que não liberam seus filhos para iniciarem sua nova vida independentes de sua supervisão, e, sendo um pouco mais incisivo, até diria intromissão. Incapazes de não continuar exercendo sua influência
sobre os filhos ou, em alguns casos, sem nenhuma disposição para deixar de fazê-lo, eles, deliberadamente ou não, tecem laços que os amarram  a um imenso peso de obrigação e dívida emocional. Às vezes, há uma série de fios finíssimos, sutis, verdadeiras teias que prendem os pais ao jovem casal. São representados por ofertas generosas, altruístas, realmente sinceras, mas, quando os filhos menos espera, se vem atados a nós difíceis de serem desmanchados, justamente quando se esforçam tanto para se tornar mais independentes.
É realmente difícil "deixar pai e mãe". Porém, se os jovens não aprenderem a "deixar", estarão comprometendo o "unir" e colocando em risco  o elo mais sólido de todo casamento.

Fonte: Bíblia da Família
Jaime e Judith Kemp