domingo, 31 de agosto de 2014

LIÇÃO 2 - 3º Encontro - Família Cristã (Vínculos do Amor)

SITUAÇÕES QUE LEVAM A FAMÍLIA A DESESTRUTURAR-SE

1. Quando Jesus não é a base da família

         Vimos até aqui alguns exemplos retirados da história de Rute. Naquela época, Jesus ainda não tinha vindo ao mundo para morrer por nossos pecados. O povo de Israel, uma nação santa e separada para o Senhor, adorava o Deus de Abraão, de Israel e de Jacó. Com a família de Noemi, não era diferente.
          Como é importante ter o Senhor como alicerce de nossa família! Em um momento de necessidade, Noemi recebeu ajuda de Deus e pôde viver em família novamente. Hoje, o lar que não tem Jesus corre o risco de desestruturar-se, pois Ele é quem nos liberta e restaura, transformando qualquer situação difícil que nossa família estiver vivendo.

2. Quando ocorre uma fatalidade

           Uma fatalidade aconteceu na vida de Rute. De uma hora para outra, ela ficou viúva, sem provisão, teve de deixar sua terra e passar a viver em meio a um povo de cultura diferente. Em nossa vida, as fatalidades podem ocorrer. A verdade, entretanto, é que nunca esperamos por elas. É por esse motivo que muitas famílias, principalmente as que não creem no Senhor Jesus, acabam desintegrando-se quando precisam enfrentar algo inesperado.

3. Quando o egoísmo se instala no lar

           O egoísmo precisa ser arrancado de nosso lar, se não quisermos que este seja abalado. Quando colocamos nossos interesses em segundo plano, considerando as necessidades dos outros, nossa ligação com Jesus se estreita, e o egoísmo não encontra lugar em nossa casa.
           A família de Noemi só pôde ser restabelecida porque Rute poderia ter reconstruído sua vida com outro marido em sua própria terra. Ela poderia ter deixado a sua sogra partir sozinha. Todavia, não foi isso que ela fez. Em uma atitude de abnegação, Rute acompanhou sua sogra, assumindo o povo e o Deus dela (Rt 1.16,17).