sexta-feira, 20 de junho de 2014

EDUCAÇÃO DE FILHOS À MANEIRA DE DEUS (PARTE 7)

OS EXTREMOS DA PATERNIDADE

A - O pai permissivo olha o pai autoritário e diz: "Não quero ser igual àquela mãe ou pai. Eles são muito severos!".

B - O pai autoritário olha o lar permissivo e diz: "Não quero filhos que ajam assim. Eles são fora de controle!".

C - Infelizmente,a tendência dos pais é ir a esses extremos. O pai permissivo que controla muito pouco, o pai autoritário que controla demais, privam seus filhos das habilidades básicas, necessárias para uma adolescência saudável. Examinaremos mais de perto cada estilo de paternidade.

D - Paternidade Autoritária

1) A paternidade autoritária foi o padrão dos primeiros sessenta anos desse século e estava mais intimamente associada à ética judaica/cristã.

a)A excessiva preocupação com a restrição do mal, concedeu pouca atenção à prática do bem.
b) Havia uma ênfase sobre o que as crianças não deveriam fazer em relação ao que deveriam fazer.
c) A paternidade restritiva resultou na atitude de que fazer, os fins justificam os meios ou que, alguém pode fazer qualquer coisa para seguir as regras da sociedade.

2) Embora as crianças em geral, se conformassem e praticassem ações virtuosas, elas os faziam por meio de repreensão ou não, por amor ao bem. A criança ouvia : ou... você faz isso, ou...". O "ou..." tornou-se a motivação para o comportamento correto e não um princípio presente no coração.

E - Paternidade Permissiva

 

1) A paternidade permissiva não está preocupada em suprimir o mal e elevar o bem. No centro dessa teoria, a preocupação está na criança do ambiente adequado para a criança e não, nas consequências do comportamento.

2) Para os pais permissivos, a educação de filhos se resume em evitar todas as emoções, negativa e procurar apenas as positivas.a) Assim, o treinamento de certo ou errado é medido pelo sentimento da criança e não pelo produto final - o comportamento dela.

b) Os sentimentos, tanto dos pais como dos filhos tornam-se a base para a educação e sua ética.
c) Se a criança se sente feliz, o pai fica satisfeito. Se a criança se sente triste, então o pai se esforça para criar um ambiente onde a tristeza é eliminada.


3) Cremos que tanto     os estilos de paternidades permissivo, como a autoritária são erradas e prejudiciais ao bem estar da criança. É por isso, que nos esforçamos para guiar os pais, de acordo com as regras básicas da ética bíblica.