sábado, 30 de maio de 2015

Conselhos de Deus aos recém-casados

Gênesis 2.18-25


O ser humano não foi criado para viver só. Deus planejou o casamento especialmente para o homem e a mulher, isto é, ele projetou um relacionamento de total comunhão em que ambos pudessem viver juntos harmoniosamente, desfrutando o amor e companheirismo mútuos: "Por isso deixa pai e mãe e une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne."(v.24).
Outro princípio de Deus é que ambos devem deixar suas famílias. Quando um casal se une, deve buscar tenazmente a independência de seus pais. Trata-se de um deixar emocional. Eles devem se esforçar para resolver seus desentendimentos e problemas sozinhos e crescer em intimidade e união. Isso não significa desrespeitar ou esquecer os pais; muito pelo contrário. Mas é preciso estabelecer um novo núcleo familiar independente. O homem, agora,  é marido de uma nova família, e o mesmo acontece com a mulher.

Há alguns segredinhos preciosos que podem ajudar muito os recém-casados: não morem com seus pais depois do casamento e se esforcem ao máximo para obter a independência financeira (de preferência antes de casarem); não dediquem tempo exagerado aos seus pais, a ponto de prejudicar seu relacionamento conjugal; e, finalmente, não transformem seus pais/sogros em babás de seus filhos. Por outro lado, não se deve deixá-los de lado e tampouco esquecer datas importantes, como, por exemplo, aniversários. É necessário demonstrar amor e respeitar as expectativas que nutrem sobre o relacionamento que vocês terão com eles.
Outro lembrete de Deus é a respeito da intimidade do casal. Adão e Eva "estavam nus e não se envergonhavam" (v.25). O casamento é o relacionamento mais íntimo que podemos ter na Terra. Essa intimidade é física, emocional, intelectual e espiritual. No casamento, marido e mulher despem-se fisicamente e se conhecem, se tocam. Despem-se também, emocionalmente quando compartilham seus sentimentos, suas alegrias e tristezas, dores e sonhos. Choram juntos,riem juntos. A nudez intelectual caracteriza-se por um diálogo aberto, por um interesse mútuo em compartilhar interesses e opiniões. Já a intimidade espiritual se estabelece na devoção em conjunto, na oração compartilhada, na fé vivida a dois. Em todas essa áreas, o investimento na intimidade é fundamental para um casamento feliz e duradouro.
Deus é sábio e o que ele aconselhou ao primeiro casal funciona ainda hoje para todos os casais. Invista no seu casamento e ore pedindo a orientação de Deus. Certamente, Ele quer o melhor pra você.

Bíblia da família
Jaime e Judith Kemp

Satisfaça o outro

Provérbios 13:25

O justo come até satisfazer o apetite, mas os ímpios permanecem famintos.

Para que o amor seja verdadeiro se esforce para satisfazer as necessidades de seu parceiro. Homens amem incondicionalmente suas esposas e se mostrem confiáveis. Seja forte, protetor, elogie e seja romântico. Mulheres, sejam gentis, fiéis, falem com doçura, elogiem seus esposos.
Muitas necessidades são negligenciadas por ignorância, egoísmo e indiferença. Com as suas necessidades atendidas uma transformação notável acontece no casamento e no casal. Uma união plena e feliz proporciona uma vida plena e feliz. O seu casamento pode ser um paraíso terrestre. Depende de você!
"As muitas águas não poderiam apagar esse amor, nem os rios, afogá-lo..."(Cantares 8:7)