domingo, 15 de junho de 2014

EDUCAÇÃO DE FILHOS À MANEIRA DE DEUS (PARTE 4)

TREINANDO O CORAÇÃO

A - A consideração básica do início da paternidade é o coração da criança e não simplesmente o comportamento externo.

1) Há algo à respeito do coração humano que requer atenção e esse é o enfoque de treinamento precoce.

2) Sabemos que o coração é o centro de toda a vida e comportamento.
a) O Salmo 139:23, nos diz que aquela porção do homem que Deus vê a sonda.
b) Em Mateus 12:34-35, Jesus disse que todo o comportamento e palavras têm a sua origem no coração.
c) Provérbios 4:23, nos adverte que as impressões de um vida jovem são modeladas no coração e que as fontes da vida procedem dele.
d) Provérbios 6:18 fala da habilidade do coração em planejar projetos iníquos. Provérbios 22:15, nos diz que a estultícia está ligada ao coração da criança.
e) Há algo no coração da criança para o qual os pais necessitam direcionar a sua atenção.

B - O objetivo geral do treinamento do coração, a porção que os pais podem impactar, deve ser ajudar a criança a obter auto-controle.

1) O auto-controle, por sua vez, ajudará a criança a controlar sua língua (Provérbios 13:3; 15:2), as suas ações (Provérbios 14:29), as emoções negativas (Provérbios 25:28) e fazer julgamentos justos (Provérbios 1:3).

2) A disciplina bíblica conduz a criança a uma vida honesta (Provérbios 10:9), não é ofensiva (Provérbios 16:7) e está cheio de atos de justiça (Provérbios 1:3).

3) E o mais importante, os efeitos do ensino bíblico produzem os frutos pacíficos de justiça (Hebreus 12:1).

C - No início da paternidade é necessária uma pressão eterna para produzir um comportamento aceitável, mesmo que a criança ainda não tenha entendimento da razão do comportamento.

1) O fato de uma criança não ter um entendimento moral do porquê, não possa deixar cair, intencionalmente, a comida de sua mesinha, não significa que devamos suspender a instrução a restrição.

2) Há uma razão para isso.
a) Com os adultos, as crenças precedem as ações.
b) Com as crianças o oposto é verdadeira - as ações precedem as crenças. Os pais devem persistir no comportamento correto, muito, muito antes, da criança ser capaz de entender os conceitos morais relacionados.
c) As crianças aprendem primeiramente, como agir moralmente e, depois, como pensar moralmente. "Porque, como imagina em sua alma, assim ele é"(Provérbios 23:7a).

3) Assim, as duas fases do treinamento moral incluem:
a) O desenvolvimento do comportamento moral.
b) O desenvolvimento da razão moral. As ações, para as crianças, vêm primeiro, já o entendimento vem, em seguida.