sábado, 3 de maio de 2014

O SUPREMO PROPÓSITO DA NOSSA EXISTÊNCIA

O grande propósito de Deus na criação da humanidade foi o de se prover de muitas pessoas semelhantes a Jesus Cristo. Todavia, ninguém pode responder ao citado propósito sem que seja perdoado e transformado pelo poder da graça do próprio Cristo.
Nem se encontra na esfera da capacidade e poder do próprio homem efetuar a referida transformação à semelhança da divindade porque possui uma natureza corrompida pelo pecado que se opõe a Deus e à sua vontade. Somente a graça de Jesus, em Amor, pode quebrar a referida resistência e inimizade.
A mera tentativa de se guardar pelo próprio poder a Lei e os mandamentos de Deus, não pode realizar este trabalho de reconciliação e transformação, pois, como seria possível pela intenção de se observar as ordenanças, conseguir algo, como por exemplo: a consagração de si mesmo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus? Como poderíamos implantar em nós mesmos as virtudes santas de Jesus Cristo, que são todas espirituais e invisíveis?

Vemos assim que dependemos inteiramente do poder operante da sua graça para tudo o que se refere a esta nova vida celestial que recebemos mediante a fé e o arrependimento, que nos conduzem à conversão. Este é o desafio colocado por Deus diante de todos nós, a saber; o de viver segundo a graça, e não de modo legalista, porque não é possível viver do modo que é exigido pela lei, a não ser por se viver na graça, em plena dependência da influência, direção, instrução e poder do Espírito Santo.
A lei não pode me ensinar a Amar, a perdoar, a ser longânimo, misericordioso, paciente, sóbrio, humilde, benigno alegre, pacificador, a ter domínio próprio, e tudo o mais que somente a graça pode nos ensinar e levar a ser e a cumprir.
E somente pela graça que opera mediante a fé que podemos viver segundo as exigências da Lei.

CANCELANDO DÍVIDAS

LIDAR COM AS NOSSAS DIFERENÇAS NUM ESPÍRITO DE APREÇO E DE GRAÇA


Estávamos desesperados. Sempre levamos nossas dívidas muito a sério. Nasceu nosso segundo filho e não tínhamos como pagar a altíssima dívida. A empresa estava passando por dificuldades e o salário sempre atrasava, e havíamos tido despesas extras com a casa e o carro. Os tempos eram tão difícil que nos perguntávamos se teríamos como comprar bastante comida para nossos filhos. Então, recebemos um telefonema do hospital. Eu não queria, mas sabia que precisava atender. Enquanto caminhava para o telefone, imaginei o que iriam dizer. Imaginei as ameaças e culpas. O único conforto que me restava era saber que não poderiam levar o nosso filho caçula.

A voz ao telefone era mais amigável do que eu tinha antecipado. Perguntou como eu estava "como eu estou?: " pensei. "Como acha que estou? Estou prestes a ser executado financeiramente e você ainda pergunta como estou?" Mas, em vez de dizer o que estava pensando murmurei alguma resposta qualquer, então ele disse. "Temos um programa de assistência para família como a sua; vimos que vocês se qualificaram a participar dele e decidimos cancelar suas dívidas. (Acabamos tendo que pagar algumas dívidas menores.) Não acreditei naquilo que que estava ouvindo. Parecia que um peso enorme tinha sido removido dos meus ombros. Não consigo expressar a alegria e a gratidão que inundou meu coração. Após chorarmos juntos nós começamos a entender que o cancelamento de nossa dívida não tinha removido apenas um peso do nosso passado, mas também tinha mudado o nosso futuro financeiro. Agora poderíamos continuar sem que o peso dessa dívida nos puxasse para baixo todo dia.
Por que lhe contei esta história sobre a graça
e providência de Deus? Porque ele fala de maneira poderosa sobre o casamento de cada um que esteja lendo esta postagem. Casamentos saudáveis são saudáveis porque as pessoas desses casamentos encontram-se alegria em cancelar dívidas. Não consigo imaginar um ingrediente mais importante para um casamento do que o perdão. Mas o perdão nem sempre é algo atrativo. Perdão é difícil e custoso. Ele os levará aos limites de sua fé você será tentado a ter medo e duvidar. Mas quando o perdão é concedido e dívidas são canceladas, o retorno é muito maior do que o custo.