domingo, 8 de junho de 2014

EDIFICANDO A FAMÍLIA PARA ABENÇOAR A IGREJA

Um lar formado por duas pessoas que receberam costumes, educação, valores, crenças diferenciadas, passam assim a viver juntos e compartilhar essas diferenças tornando-os comuns aos dois. Isto não é tarefa fácil. Imagine se pensarmos em termos de igreja, de congregar um povo em que cada qual recebeu um tipo de educação, valores, crenças e etc...
"Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais, porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
Então respondeu o povo e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses; porque o Senhor é nosso Deus; Ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; Também nós serviremos ao Senhor, porquanto é Deus Santo, é Deus Zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem. Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas. Deitai, pois, agora, fora aos vossos corações ao Senhor Deus de Israel. E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos a sua voz.
Assim, naquele dia fez Josué aliança com o povo e lhe pôs por estatuto e direito em Siquém. E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor. E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o Senhor nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus. Então Josué enviou o povo, cada um para a sua herança. 
E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo de sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte do Gaás. Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel. (Josué 24:14-31).

Este texto é usado por muitos pregadores dentro das igrejas, com relação à família. Mas e daí? O que isso tem causado de mudança nas nossas casas, nosso casamento, nossos filhos?
Quais escolhas temos feito em relação a nosso compromisso com o Senhor e a igreja? Neste texto duas palavras nos chamam a atenção. As palavras são TEMER e SERVIR ao Senhor com sinceridade e verdade.

TEMER

O temor do Senhor - Isto faz diferença em nossa vida cristã, ou pelo menos, deveria fazer a diferença. Hoje muitos de nós tememos ao Senhor diante de um sermão que ouvimos, parece que vai mudar a nossa história, porém passados alguns dias, tudo volta ao normal, e o que era temor já não faz mais diferença. Quantas vezes nos pegamos dizendo que o temor do Senhor foi o que não deixou de fazer isso ou aquilo. Os pecados estão em todo o tempo nos rodeando, mas o temor do Senhor não nos deixa perder de vista a salvação ou nosso compromisso com Deus. O ímpio quer ver em nossas atitudes uma diferença, e quando isso não acontece à luz do Senhor deixa de brilhar e nós deixamos de edificar.
Devemos ter em mente o temor do Senhor em nossas vidas é o que ensinamos aos filhos que criamos hoje e que formarão a sociedade e a igreja de amanhã. Como tem sido esta formação de temor ao Senhor na vida de seus filhos. Tem sido através do seu testemunho? Lembrando que nossos filhos serão nossas cópias amanhã.

SERVIR

Quando pensamos na palavra servir já nos vem a mente serviço na igreja, pois o Pastor está vendo, vai dizer que sou servo fiel, que eu sou útil. Josué no Vs 14 diz: "Ser servos sinceros e fiéis". Para servir ao Senhor é preciso dispor de nosso tempo, casa, dinheiro, carro, amor, interesse e tudo o que o Senhor lhe confiou para administrar. Mas o que ocorre é que esquecemos que não somos donos é porque temos um Senhor. Quase sempre não estamos dispostos a servir, e renunciar a nossa vida.