domingo, 24 de agosto de 2014

LIÇÃO 2 - 2º Encontro - Família Cristã (Vínculos do Amor)

AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA SOCIEDADE SEM BASE FAMILIAR

1. A falta de modelos a serem seguidos

     
 
    A sociedade sem a família como base não tem bons e variados modelos em que se apoiar. Diante das adversidades da vida, todos precisam dos conselhos e do exemplo de uma pessoa mais experiente. É no lar cristão que somos preparados por Deus para as lutas do dia a dia e moldados por Ele a fim de resplandecer a luz de Cristo diante dos homens (Mt 5.16).
        Na história de Rute, por exemplo, vemos que ela experimentou a dor da viuvez e da falta de provisão material. Nesse momento de extrema necessidade, a companhia de Noemi, que  também havia perdido o marido e os filhos, proporcionou consolo, direção e orientação à Rute, servindo-lhe de guia e modelo em um momento tão difícil como aquele que viviam.


2. A falta de vínculos afetivos

   
      Nas sociedades em que a família tradicional não é valorizada, as pessoas sofrem pela falta de vínculos afetivos ou por vínculos doentios. Um exemplo desse tipo de vínculo familiar pode ser visto entre Noemi e suas noras (Rt 1.14). Quando temos um lar, podemos desfrutar de uma comunhão verdadeira, dar e receber afeto, atenção e conselhos. viver sem desfrutar dos estreitos e ricos laços familiares é privar o ser humano de algo primordial à sua felicidade e ao seu bem-estar.

3. A falta de raízes

       
  Quando crescemos em um lar estruturado, mesmo depois de passar muito tempo longe de nossas raízes, nós temos para onde voltar. Foi assim com Noemi. Depois de perder seu marido e seus filhos, ela teve para onde retornar a fim de reconstruir sua vida (Rt 1.6,19). Naquela época, jesus ainda não tinha vindo ao mundo para morrer por nossos pecados. O povo de Israel, uma nação santa e separada para o Senhor, adorava o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Com a família de Noemi, não era diferente.
          Como é importante ter o Senhor como alicerce de nossa família! Em um momento de necessidade, Noemi recebeu ajuda de Deus e pôde viver em família novamente. Hoje, o lar que não tem Jesus corre o risco de desestruturar-se, pois Ele é quem nos liberta e restaura, transformando qualquer situação difícil que nossa família estiver vivendo.