domingo, 17 de agosto de 2014

LIÇÃO 2 - 1º Encontro - Família Cristã (Vínculos do Amor)

FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE

Família


TEXTO BÍBLICO BÁSICO ( Rute 4.9-11,13,14)



9- Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quilion, e de Malom da mão de Noemi;10- e de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.11- E todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Léia, que ambas edificaram a casa de israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.13- Assim, tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o SENHOR lhe deu conceição, e ela teve um filho.14- Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA PARA A SOCIEDADE

1.1. A família molda o caráter dos indivíduos

 
         Ninguém consegue ter o seu caráter moldado vivendo isolado de outras pessoas. Não podemos provar a virtude de alguém tendo com ele apenas um relacionamento por meio de cartas e e-mails. Crescimento e maturidade só são alcançados com interação interpessoal, por meio de relacionamentos verdadeiros, isso tudo começa na família



1.2. A família ensina o valor da aliança

         Hoje em dia, muitas pessoas desenvolvem relacionamentos de curto prazo. Os laços que as unem são frágeis e desfazem-se por qualquer motivo. No lar, porém, os vínculos são fortalecidos, formando, assim, indivíduos capazes de estabelecer relações baseadas em aliança e compromisso duradouro.
          Após a morte de seu marido, Rute se aliançou com Noemi, sua sogra (Rt 1.16,17). A base familiar que Rute teve anteriormente lhe deu maturidade para construir novos relacionamentos estáveis e firmados em aliança.

1.3. A família dá segurança

         Boaz, um dos personagens principais no livro de Rute, era um homem afetuoso, rico e conhecedor dos seus direitos. Como parente de Elimeleque, o falecido esposo de Noemi, Boaz era um dos possíveis remidores da família (Rt 2.20). Ele poderia casar-se com Rute e assegurar-lhe proteção, cuidado e uma descendência.
          Em uma época em que a mulher, devido à sua condição social, dependia do pai, do esposo, do irmão ou do seus senhor, esse direito à remissão era uma forma de proporcionar segurança a ela. Na sociedade atual, a família, além de garantir segurança aos seus membros, é de extrema importância na resolução de questões legais e fornece, de acordo com o propósito de Deus, uma ajuda recíproca em tempos de adversidade.

2 comentários:

  1. Leitura de hoje Rute 1.1-10 - Noemi está viúva, resolve voltar para sua cidade natal. Em princípio, as duas noras dizem que voltariam com ela. Mas Noemi insiste que elas não façam isso, que cada uma siga o seu rumo. Na verdade aquelas palavras de Noemi foi um teste para suas noras. E diante da oportunidade, Orfa com um beijo se despediu de sua sogra e foi embora cuidar dos seus interesses pessoais.
    Neste texto aprendemos com Rute à respeito da determinação , abrir mão dos nossos interesses e olhar para nossos familiares, estarmos sempre juntos independente da situação. Precisamos ter fé e acreditar que em cada dificuldade encontraremos uma nova oportunidade de um novo recomeço.

    ResponderExcluir
  2. Leitura de hoje Rute 2.1-13 É interessante que no caminho de Rute aparece um homem chamado Boaz que vai usar de misericórdia e demonstrar favor para com ela. Quem é Boaz? Boaz é aquele que Deus levanta para investir em sua vida. Boaz é alguém que vem como resposta de Deus a uma vida de honra.
    - MAS RUTE TEVE QUE TER ALGUMAS ATITUDES, para que este propósito viesse a se cumprir.
    Rute teve INICIATIVA, pediu para Noemi para ir ao campo respigar espigas.
    Rute teve OUSADIA, se arriscou indo por todos os campos.
    Rute teve PERSEVERANÇA: Aconteceu uma grande coincidência (OBRA DE DEUS), caiu exatamente no campo de Boaz.
    QUANDO VOCÊ TEM ALGUMAS ATITUDES VOCÊ SE TORNA UM IMÃ QUE ATRAI BENÇÃOS..

    ResponderExcluir